Saber escolher o local onde seu roteador será instalado é muito importante. Não deixar em locais isolados ou distantes dos dispositivos que utilizam sua conexão pois qualquer obstáculo no meio do caminho pode interferir na cobertura.
Equipamento no centro e no alto
O sinal do roteador tendem a espalhar suas para a lateral e para baixo. Sendo assim, para que você tenha um sinal mais rápido e com qualidade, mantenha o aparelho em um local alto. Em casas de dois ou três andares, o segundo andar é o local ideal. Tendo em vista que o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado também é colocá-lo no centro do cômodo principal.
Não deixe o roteador escondido
Sabemos que o aparelho não é dos mais belos, mas esconder o roteador atrás de algum móvel, por exemplo, pode interferir na distribuição do sinal deixando-o fraco. O mesmo vale ao cercá-lo de vasos e objetos de decoração. Deixe um espaço livre para que ele trabalhe melhor.
Conecte equipamentos via cabo de rede
Equipamentos como Televisão, computador, videogames podem ser conectados diretamente com o roteador através do cabo de rede para que o sinal seja potencializado e não haja lentidão.
Reinicie seu roteador com frequência
Muitas vezes, o roteador pode travar por causa do aquecimento ou oscilação de energia. Reiniciá-lo manualmente com frequência é de extrema importância. Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet, por exemplo. Isso poderá melhorar a transmissão de sinal de seu roteador assim que você ligá-lo novamente, além de garantir maior vida útil ao seu equipamento.