Inova Fibra

ENTENDENDO O QUE É 2.4 GHz e 5 GHz

Internet
Categorias

Quer conhecer mais nossos serviços?

Você está pronto para uma experiência de serviço excepcional? Queremos surpreendê-lo com o que oferecemos!

ENTENDENDO O QUE É 2.4 GHz e 5 GHz

Existem diferentes frequências de um roteador dual band, que podem variar entre 2,4 GHz e 5 GHz. Isso é o que determina o desempenho do dispositivo, já que quanto maior a frequência, melhor a qualidade da conexão. Visando tirar proveito das vantagens de ambas as opções, os roteadores dual band são uma alternativa mais avançada e dinâmica, que alternam automaticamente as frequências para garantir máximo proveito da rede doméstica para os usuários.

Vamos entender melhor como funciona essa tecnologia dual band e porque pode resolver boa parte dos seus problemas de conexão acima de 100Mbps. 

Até alguns anos atrás, a única frequência disponível para os roteadores era a de 2,4 GHz, que pode transmitir uma conexão de até 100 Mbps. Contudo, quanto mais dispositivos conectados àquela mesma rede e maior a distância do roteador, pior era a conexão. O sinal vai enfraquecendo de acordo com o número de obstáculos no caminho, então qualquer parede já é o bastante para fazer com que um cômodo apresente uma conexão bem inferior, se comparado com o local de origem do sinal.

Para resolver esse problema, foram criados os roteadores com frequência de 5 GHz, que visam eliminar esse problema da sobrecarga. Com eles, é possível conectar ainda mais dispositivos simultâneos e manter uma conexão de qualidade por mais cômodos, desde que estejam próximos da origem do sinal. Enquanto a frequência de 2,4 GHz opera somente por três canais diferentes, a de 5 GHz se expande por 23 canais.

Vale a pena destacar que nem todo dispositivo é compatível com essa frequência. Alguns aparelhos mais antigos e até mesmos outros mais novos suportam apenas conexões com frequência mais baixa, principalmente porque essa ainda é a mais comum de se encontrar.

https://www.youtube.com/watch?v=wG-eiP3GJWk
Tags :
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *